Dermatologia Capilar





Queda de cabelo

A queda excessiva dos cabelos tem impacto significativo na aparência, e pode ser fonte de preocupação para homens e mulheres de várias faixas etárias.

Ela pode acontecer devido a fatores genéticos, problemas emocionais como estresse, ansiedade e depressão. Além disso, pode ser causado, também, por alterações hormonais e metabólicas.

A boa notícia para quem sofre com esse problema é que existem inúmeras opções de tratamento como, por exemplo, laseres, soluções para aplicar na área e remédios orais.





Calvície

A alopecia androgenética, conhecida popularmente como calvície, é um problema que pode levar à perda total ou parcial dos cabelos, além de deixar os fios mais finos.

Embora seja mais comum entre o sexo masculino, ela também pode afetar as mulheres, principalmente devido a alterações hormonais e predisposição genética.





Alopecia

Existem vários tipos de alopecia como, por exemplo, a androgenética, cicatricial, mecânica, traumática, seborreica, total e universal.

As mais comuns são a alopecia areata e alopecia total.

A alopecia areata é muito comum em pessoas com problemas de tireoide, diabetes e doenças autoimunes como o lúpus e vitiligo. A principal característica é a perda dos fios em círculos e o retorno deles após alguns anos.

Já a alopecia total faz com que aconteça a perda de todos os fios de cabelo, mas as outras partes do corpo que contêm pêlos não sofrem alteração. Geralmente, é causada por herança genética mas, em alguns casos, tem fundo emocional, como ansiedade, estresse e depressão.





Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa, principalmente, descamação e vermelhidão em algumas áreas da face como, por exemplo, sobrancelhas, canto do nariz, couro cabeludo e orelhas.

Ela pode ser desencadeada por questões genéticas ou agentes externos como estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade. Possui caráter crônico – com períodos de melhora e piora dos sintomas – não é contagiosa e não ocorre por falta de higiene!

Agência IDB Digital